O dia foi marcado por diversos painéis e debates com especialistas e profissionais que são destaque e referência no segmento. Entre os palestrantes esteve Ellen Regina Steter, economista do Bradesco, que abordou o tema "Cenário Macroeconômico com Foco em Refeições fora do lar", Maria Aparecida Toledo, diretora de planejamento da Toledo & Associados, palestrou com o tema "O Prato Nosso de Cada Dia - Dilemas e Oportunidades da Alimentação no Brasil"
Dentre os debates do dia, destacaram-se a mesa de discussão entre Paulo Solmucci Junior, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Jun Sakamoto, presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Moderados por João Baptista, os convidados discutiram uma visão macro do crescimento das redes de food service e como aproveitar o bom momento da economia brasileira.
Já Luiz Fernando Pinto Veiga, presidente da Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE), Marcos Hirai, sócio-diretor da BG&H e Diego Perri, sócio-diretor da Vivenda do Camarão, moderados por Ricardo Bomeny, abordaram sobre os altos custos de ocupação e as oportunidades de explorar novos mercados.
O primeiro debate após o almoço teve como tema "Como superar os desafios de mão de obra, da alta rotatividade e dificuldade na retenção de talentos", liderado pelo diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo. O debate abordou ainda a importância do investimento em treinamento e capacitação dos funcionários, em busca da retenção de talentos. Fizeram parte do bate-papo, Marcel Fleischmann, sócio-proprietário da Macana, a Profª Adriana Gomes, coordenadora do núcleo de estudos e negócios em desenvolvimento de pessoas da ESPM, e Patrícia Regina Queijo, diretora de RH do Outback.
Um dos destaques do seminário ficou por conta da apresentação do resultado da pesquisa 'Panorama Global das Franquias do Setor de Food Service', realizada pela ABF em parceria com a ECD Consultoria. A edição deste ano contou com 40 marcas que representam 32% das que operam no mercado. Enzo Donna, coordenador da pesquisa, destacou os bons resultados obtidos na amostra.
As atividades foram encerradas com a palestra internacional de Bob O'Brien, vice-presidente da NPD, uma das maiores empresas de pesquisa do mercado americano. O executivo apontou um panorama do consumo nos países em que a companhia faz medições.
(fonte: O Portal do Franchising)
Todos os direitos reservados
Cadu Nickel Photo © Copyright 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário